Desde a livestream da Opening Night Live da Gamescom 2025, passamos os dias seguintes recebendo mais informações sobre os novos jogos divulgados na cobertura do evento - entre eles, a mais nova produção da TT Games, da Warner Bros. Games e da LEGO, trazendo um jogo que promete contar de forma detalhada, divertida e definitiva, os mais de 80 anos de história do Homem-Morcego. LEGO Batman: O Legado do Cavaleiro das Trevas - que será lançado para PlayStation 5, Nintendo Switch 2, XBOX Series e nas plataformas da Epic Store e da Steam - será uma experiência imersiva e fiel ao legado do maior personagem da DC Comics.
Do que já sabemos do jogo (vocês podem ler mais sobre ele aqui), a história seguirá uma linha cronológica que vai adaptar conteúdos dos quadrinhos, dos jogos e dos filmes do morcegão, indo desde sua origem até a construção de sua lenda como o Cavaleiro de Gotham. Incluindo 7 personagens jogáveis, uma jogabilidade totalmente inspirada na franquia de jogos Arkham (da Rocksteady Studios) o maior mapa aberto de Gotham City, “TODAS” as versões do Batmóvel que já existiram, mais de centenas de trajes como skins adicionais (sem o uso de microtransações) e uma Batcaverna totalmente customizável, O Legado do Cavaleiro das Trevas está parecendo para os fãs como uma das melhores oportunidades para se tornar o Batman, prometendo um lançamento logo em 2026.
Com isso em mente, a equipe da LEGO (que não perde uma oportunidade de fazer sets maravilhosos com preços absurdos) decidiu realizar alguns produtos em parceria com o jogo, que não apenas celebrará o personagem como também serve de comemoração aos 20 anos de existência da linha de produtos LEGO Batman, que surgiu em 2006.
Os construtores da LEGO divulgaram na New York Comic Con uma leva de produtos dentro do subgênero de LEGO Batman que se conectam diretamente com O Legado do Cavaleiro das Trevas. Destes 4 produtos novos (que serão lançados em Março de 2026), 3 deles são versões novas de Batmóveis que estarão no jogo e o último será um gigante logo do Batman, construído através de diversas peças avulsas e com muitas referências. Todos esses sets vêm com uma peça redonda dourada exclusiva de comemoração aos 20 anos de LEGO Batman - e com um código desbloqueável no jogo.
Os 3 Batmóveis são baseados nos filmes Batman & Robin (1997), Batman Vs. Superman: A Origem da Justiça (2016) e O Batman (2022), e são acompanhados de minifiguras do Homem-Morcego que correspondem a esses filmes, saindo pelo valor de 30 dólares cada. Enquanto isso, o set do logo do Batman (acima), está no valor de 80 dólares e possui duas minifiguras: um Batman com traje normal e a mesma minifigura em versão dourada. Se você comprar todos esses produtos, você consegue desbloquear as versões douradas destes veículos no jogo - e o traje dourado do Batman também.
Por um lado, essa é uma excelente jogada de marketing para influenciar a compra dos produtos e conectar os brinquedos ao jogo (algo semelhante ao que LEGO Dimensions fazia), mas os desenvolvedores já afirmaram que as skins douradas não afetam nada em O Legado do Cavaleiro das Trevas, e que são apenas customizações opcionais - não sendo necessário você adquirir os produtos para aproveitar totalmente o jogo. Entretanto, o outro lado desta “moeda” é tão mesquinho e triste que mostra o quão longe a LEGO pode ir para incentivar a compra de algo “absurdo”.
Imaginando que o jogo saia pelo valor cheio (algo em torno de 70 dólares, atualmente), se você quiser as skins douradas, você teria que gastar mais 170 dólares nestes produtos de LEGO Batman para aproveitar essas “DLCs” em O Legado do Cavaleiro das Trevas. No Brasil, onde um jogo “triple A” sai por quase 400 reais e pensando que os valores de LEGO são 10x mais caros por aqui (ou seja, quase 1700 reais a mais), essa jogada de marketing da LEGO é algo horroroso para os gamers - e inviável para qualquer consumidor brasileiro.
Nada contra a ideia de realizar produtos que se conectam através de projetos multimídias, tipo fazer um brinquedo baseado em um filme ou em um jogo (como já fizeram no lançamento de Um Filme Minecraft, Uma Aventura LEGO e em diversas outras linhas de produtos da marca), mas limitar o acesso de uma única skin na compra exacerbada de diversos itens físicos - que vão ser extremamente caros para qualquer um - é uma tremenda sacanagem, não importa o quão bem detalhado os produtos da LEGO sejam.
A empresa poderia apenas ter feito os produtos e elaborado as skins douradas sem ter que prendê-las à compra de um LEGO, ou talvez ter reduzido drasticamente o valor dos produtos, mas nós sabemos que as coisas não funcionam assim na sociedade capitalista, e o que antes era prometido como um jogo sem microtransações está realizando algo tão ganancioso quanto os milhares de battle passes existentes no mercado de games.
LEGO BATMAN: O LEGADO DO CAVALEIRO DAS TREVAS será lançado em 2026, para PS5, XBOX Series X e S, Nintendo Switch 2 e PC.
E aí, o que acharam desta “jogada de marketing” da LEGO? Ansiosos com O Legado do Cavaleiro das Trevas? Gostaríamos de saber o que vocês acharam do nosso conteúdo, então deixe seus comentários abaixo! Não se esqueça de acompanhar o restante do nosso conteúdo do blog!




0 Comentários