WHERE WINDS MEET: Primeiras impressões do MMORPG wuxia que está chamando atenção

Depois de muita curiosidade em torno deste projeto, Where Winds Meet chegou ao público, trazendo um MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Gamesde mundo aberto inspirado no gênero wuxia — e, ao mesmo tempo, apresentando uma identidade própria dentro do cenário atual dos RPGs orientais. 

O videogame, que foi desenvolvido pela Everstone Studios e publicado pela NetEase, está disponível com dublagem em inglês e chinês - com previsão de que a dublagem em português chegue até o fim do ano.

O mais interessante é que, apesar de ser um MMORPG online e gratuito, Where Winds Meet não força ninguém a jogar em grupo. Pelo contrário: você pode optar por uma experiência totalmente social e multiplayer, ou seguir por uma campanha solo, explorando o mundo no seu próprio ritmo.

Trailer oficial de Where Winds Meet (YouTube - IGN)

Um mundo aberto impressionante, totalmente inspirado na China do século X

A ambientação é um dos grandes destaques, já que o jogo se passa no período das Cinco Dinastias e Dez Reinos, logo após o colapso da Dinastia Tang — uma era turbulenta, cheia de guerras civis, ascensão de clãs regionais e mudanças culturais profundas. Esse cenário histórico já é naturalmente cinematográfico, e o estúdio caprichou para fazer justiça à época.

Visualmente, o jogo lembra bastante Ghost of Tsushima com a presença de campos, florestas, templos, planícies, cidades muradas e uma paleta de cores que muda conforme o ciclo do dia. Seja no amanhecer, no entardecer, entre noites brilhantes e tempestades dramáticas — tudo tem um cuidado artístico que impressiona.

Mesmo assim, ainda dá para notar alguns bugs - nada fora do esperado para um MMORPG recém-lançado, como "meu cavalo ficou invisível algumas vezes" e "alguns diálogos sofreram com falhas de áudio", mas a tendência é que o desempenho do jogo melhore com patchs. Se fosse um jogo lançado a preço cheio, certamente faria sentido um tanto de reclamações, mas como é um produto gratuito, parece que a comunidade está focando mais nos elogios.

Sistema de personagem e combate: Simples, estiloso e acessível

A Everstone prometeu investir fortemente no sistema de customização, e dá para ver esse esforço no nível de detalhamento na criação de personagens. Opções de rosto, roupas, penteados e traços estilizados dão liberdade para criar protagonistas com visual marcante, algo importante em um mundo wuxia.

O combate segue um estilo hack and slash com habilidades, sendo rápido e intuitivo - se assemelhando à jogos como Final Fantasy XVI ou Lost Soul Aside. O resultado final não é extremamente técnico, mas é divertido e satisfatório. Há também elementos de stealth, embora ainda não esteja totalmente claro pra mim o quanto isso realmente faz diferença na prática.

Se há um ponto estranho, é a física do personagem jogável. O protagonista parece “leve demais”, como se não tivesse peso: Pulos, escaladas e quedas às vezes passam uma sensação meio artificial - e isso me instiga na hora da comparação, já que Lost Soul Aside tem exatamente o mesmo tipo de estranheza.

Um mapa gigantesco — e cheio de missões a serem feitas

O mapa é enorme, digno dos grandes RPGs de exploração e recheados de missões, puzzles, acampamentos de bandidos, microeventos, pequenas histórias e atividades alternativas aparecendo pelo caminho, lembrando uma mistura da franquia Assassin’s Creed com The Witcher 3.

Os próprios quebra-cabeças, aliás, chamaram bastante a minha atenção — tem alguns que exigem leitura de textos em chinês, o que pode complicar um pouco. Felizmente, o jogo ajuda com dicas deixadas no chão, no estilo das mensagens dos jogos da FromSoftware. Ainda por cima, existe um sistema de likes entre jogadores, lembrando Death Stranding, permitindo compartilhar pistas úteis. Para alguns desafios, essas mensagens salvaram totalmente a experiência.

Para ir abrindo o mapa, basta conversar com NPCs específicos, que liberam novas áreas e apontam onde encontrar os próximos pontos importantes — algo que lembra a descoberta de mapas em Elden Ring. E para quem é gateiro, prepare-se: Temos gatos escondidos pelo mundo, que desbloqueiam puzzles e recompensas (e por que não, né?).

Sem gacha — e com potencial

O gacha é uma mecânica de jogo comum em MMORPGs, na qual os jogadores gastam moedas virtuais (obtida no jogo ou comprada com dinheiro real) para receber recompensas aleatórias - como personagens, equipamentos ou itens cosméticos. Em meio ao cenário atual de jogos online, vale destacar um ponto importante: Where Winds Meet não possui sistema de gacha, e a economia interna do jogo parece mais voltada para cosméticos e conveniências, o que deixa a experiência menos dependente de sorte ou microtransações agressivas.

No geral, Where Winds Meet entrega um mundo belíssimo, um combate gostoso e uma ambientação histórica rara no mercado ocidental. Ainda tem arestas para serem lapidadas, mas também possui um enorme potencial para se tornar uma das grandes portas de entrada para o fascinante universo wuxiaSe você curte mundos abertos com narrativas épicas, artes marciais estilizadas e um toque de fantasia oriental, vale muito acompanhar a evolução do jogo nos próximos meses.

WHERE WINDS MEET está disponível gratuitamente para PlayStation 5, PC e dispositivos mobile.

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