HAJIME NO IPPO: Mangá finalmente chega ao Brasil!

Ilustração de primeiro volume de Hajime no Ippo - Divulgação / Editora MPEG
Mangás de esporte são muito populares e respeitados no Japão: alguns chegaram a ganhar premiações do governo japonês por incentivo a práticas desportivas, como Haikyuu! e Slam DunkCom dinamicidade, bons desenhos, curiosidades sobre a história e explicações detalhadas sobre as técnicas de cada modalidade, estas obras entregam uma experiência única, onde você pode acompanhar a vida toda de um atleta e criar carinho por ele e seus companheiros, vivenciando as dificuldades dentro e fora das partidas.

Entretanto, precebe-se que este tipo de temática não é tão popular aqui no Brasil. Mesmo alguns animes que trazem narrativas envolvendo o futebol (como os recentes Blue Lock e Ao Ashi) ainda não são tão populares quanto deveriam em nosso território - e parte disso se dá pelos fãs de mangás brasileiros, que tendem a achar as adaptação da prática esportiva ilustrada nas páginas como sendo algo incômodo, emetindo uma certa forma de preconceito por algo que foge muito da realidade. 

Um dos principais mangás de esportes é Hajime no Ippo, escrito e ilustrado por George Morikawa e publicado pela editora Kodansha, trazendo uma aventura focada em boxe. A história se centra a princípio em Ippo, um menino de 16 anos sem vida social que ajuda sua mãe com o empreendimento de aluguel de barcos de pesca. Acompanhamos a vida de Ippo ao longo de mais de 1400 capítulos, onde vemos o garoto franzino e tímido que sofre bullying ser salvo por um famoso boxeador e, com sua ajuda e inspiração, se transformar em um exímio pugilista com companheiros tão interessantes quanto.

Mesmo estando entre os mais populares do gênero, Hajime no Ippo sempre ficava de escanteio quando o assunto era publicação em território brasileiro: seja por uma percepção das editoras sobre o real nível de popularidade da obra ou por preocupação pertante o elevado número de capítulos, tornando todas as conversas em prol da chegada do mangá no país em um assunto praticamente encerrado... até agora! Pegando todos de surpresa, a editora MPEG (que também disponibiliza obras como GashBell!!, Girl Crush e Sense Life) anunciou a publicação oficial da versão traduzida para o português brasileiro, no formato dois em um (compilando dois volumes japoneses) - e o primeiro volume já pode ser adquirido no site da MPEG!

Além de finalmente poder ter a obra em mãos, teremos um formato acessível e que vai "acelerar" o ritmo de publicação, o que também tornará a narrativa em algo possivelmente mais interessante para novos fãs. Caso você não tenha visto o anime e nem lido o mangá, mas goste de acompanhar boxe, é praticamente garantido que você vai adorar acompanhar Hajime no Ippo, sendo uma produção única a respeito da jornada de um pugilista, com pontos de vista nunca retratados e uma precisão técnica que chega a surpreender.

E vocês, são fãs de Hajime no Ippo? Já chegaram a ver as adaptações em anime? Diga o que você achou nos comentários e siga o nosso conteúdo aqui no blog!

Postar um comentário

0 Comentários