DOCTOR WHO: Série faz aniversário hoje, mas só retornará no Natal de 2026

Arte oficial da série Doctor Who, mostrando a TARDIS voando pelo Vórtex Temporal - Divulgação / BBC / Doctor Who Official Website

Hoje, dia 23 de Novembro, comemora-se internacionalmente o aniversário da famosa série de ficção-científica britânica, Doctor Who, que está celebrando hoje seus 62 anos de existência e ainda busca trazer, para seus fãs, aventuras grandiosas e inimagináveis através do tempo e do espaço. Mesmo assim, com tantos anos de história em suas costas, parece que as desavenças dos bastidores por trás da série só nos mostram que tudo o que é bom, nem sempre consegue se manter firme por tanto tempo - especialmente com as recentes notícias de que a série estaria entrando em um hiato depois da finalização do contrato de compartilhamento de conteúdo com a Disney.


Resumindo a ópera espacial que aconteceu nos últimos anos: depois da baixa audiência da série durante o período de 2021 e a chegada da 13ª temporada (sub intitulada de Flux), a primeira intérprete feminina do personagem (Jodie Whittaker) e o showrunner que estava cuidando da série (Chris Chibnall) decidiram sair da produção - e para a surpresa de todos os fãs, um antigo showrunner decidiu voltar ao cargo do programa: Russell T. Davies. O retorno de Davies pareceu trazer nova vida à Doctor Who, recheada de promessas grandiosas e novidades interessantes para a comemoração dos 60 anos, que aconteceu em 2023, como o retorno de David Tennant (Jessica Jones; Ducktales) e Catherine Tate (The Office) aos especiais de aniversário e a confirmação de que Ncuti Gatwa (Sex Education; Barbie) seria a próxima encarnação do Doutor, com as novas temporadas recebendo transmissão exclusiva ao redor do mundo pela plataforma da Disney Plus.


SPOILERS: Cena da última temporada de Doctor Who, mostrando regeneração de Ncuti Gatwa para Billie Piper - Reprodução / Youtube / Doctor Who

E tudo pareceu estar ótimo e promissor… até alguns meses atrás, quando a segunda temporada de Doctor Who na Disney Plus acabou e foi confirmado (mesmo que de forma apressada) que Gatwa sairia do papel, sendo substituído por Billie Piper: uma atriz que já teve seu espaço de tela na série desde 2005. Além disso, a equipe da BBC (que possui os direitos de Doctor Who) confirmou nas últimas semanas que o contrato de conteúdo para a Disney foi concluído (com a promessa de 2 temporadas e uma série spin-off) - e já que a equipe da Disney não buscou renovar o contrato, a era de Doctor Who na casa do Mickey Mouse acabou de vez. 


Concluindo a última temporada com uma regeneração evidentemente forçada e colocando outro rosto antigo no Doutor: um protagonista que, não importa o quão velho ele seja, costumava representar mudança e novidade à cada face nova que recebia, tudo isso aponta aos fãs que - por mais genial e inesperado que algumas ideias de Davies possam ser - tudo isso pode estar confuso demais até para ele manejar, e trazer parte do elenco antigo de volta à série pode ser uma forma bem rasa dele conseguir manter a retenção do público.


A questão agora é: depois de tantas esperanças parcialmente jogadas de lado, como fica o futuro iminente da série? As únicas respostas concretas que os fãs receberam depois destas “bombas” foram que a série spin-off que vai sair para a Disney Plus (The War Between the Land and the Sea) será lançada ainda neste ano, que a BBC ainda está comprometida em continuar com a produção da série e que - por conta de todo esse buraco no meio do caminho - Doctor Who só voltará às televisões no Natal de 2026, nos forçando a esperar mais de um ano para a série voltar de alguma forma “concreta” (algo que é até recorrente em Doctor Who, mas a gente já está cansado disso).


Teaser trailer de The War Between the Land and the Sea, série spin-off de Doctor Who - Reprodução / Youtube / Disney Plus

Particularmente falando, eu adoro a série pelo que ela representa e representou para mim há anos atrás, quando decidi maratonar tudo antes do aniversário de 50 anos. E eu ainda admito que, apesar de algumas conclusões rasas e sem sal, teve bastante conteúdo das temporadas na Disney Plus que eu adorei - especialmente a interpretação de Gatwa como o Doutor, já que fiquei cativado por ele desde sua primeira aparição no papel. Mas eu não consigo dar uma resposta definitiva para o futuro da série depois de tantos deslizes no passado - e agora que tudo parecia estar prestes a dar certo, Doctor Who fica mais uma vez sem casa no território brasileiro e a Disney pulou de um barco que está se enchendo de água cada vez mais. Nem sei o que esperar da série spin-off, muito menos estou com interesse ao ponto de querer vê-la de imediato. 


A única coisa que posso me certificar é de que, como sempre podemos ver nesses hiatos absurdos entre temporadas de Doctor Who, apenas o tempo dirá se a série possui o seu devido espaço para retornar com a dignidade que ela tanto merece. E por fim, só digo que esta está sendo uma péssima forma de comemorar o aniversário da série…


E vocês, o que acham de todo esse caos de Doctor Who? Gostaram da interpretação de Ncuti Gatwa como o protagonista? Gostaríamos de saber o que vocês acharam do nosso conteúdo, então deixe seus comentários abaixo! Não se esqueça de acompanhar o restante do nosso conteúdo do blog!

Postar um comentário

0 Comentários