O conto escrito por Homero há centenas de anos atrás, conhecido popularmente como A Odisseia, já recebeu diversos tipos de releituras ao longo dos anos (incluindo uma série de álbuns-conceituais independente produzidos por Jorge Rivera-Herrans e adorado pela comunidade do TikTok, conhecido como EPIC: The Musical), mas muitos conhecedores da obra estão esperando ansiosamente pela nova iteração desta narrativa em uma produção cinematográfica que será estrelada por Matt Damon (Perdido em Marte; Gênio Indomável) e dirigida pelo inigualável Christopher Nolan (Oppenheimer; Batman Begins; A Origem; Interestelar; Tenet).
Até lá, a nossa espera pela produção de Nolan pode ser saciada com o já mencionado EPIC - e agora, com mais um filme recontando os poemas de Homero. O Retorno, filme lançado em 2024 pelo diretor Uberto Pasolini (Algum Lugar Especial; Machan; Uma Vida Comum) finalmente chegará aos cinemas brasileiros no dia 4 de Setembro, trazendo uma versão resumida do grande conto épico da Grécia Antiga. Veja o trailer legendado abaixo:
Para quem não deve se lembrar, a história de Odisseu (ou Ulisses) é dividida em duas partes: A Ilíada, e A Odisseia, cada uma sendo dividida em 10 anos.
A primeira parte, ou A Ilíada, conta os momentos principais da grande Guerra de Tróia, apresentando as histórias de vários heróis gregos (como Aquiles, Menelau e Ulisses) na tentativa de destruir o reino dos troianos e recuperar Helena, rainha de Esparta e esposa de Menelau - o que foi possível graças à tática do Cavalo de Tróia, criada por Ulisses. A segunda parte - sendo esta A Odisseia em si - se passa 10 anos depois do começo da guerra, onde os gregos vencem e Ulisses reúne seus homens para retornar ao seu reino na ilha de Ítaca, mas várias desventuras o impedem de chegar ao destino, resultando em mais 10 anos longe de casa e a morte de toda a sua tripulação.
Como pode-se ver, diferente de outras versões da história, o filme de Pasolini contará essencialmente o final da história, quando Ulisses retorna ao seu reino 20 anos depois de partir para a Guerra de Tróia - encontrando Ítaca comandada por pretendentes que buscam tomar a mão de sua amada Penélope e massacrar seu filho adolescente, Telémaco.
Pelo trailer, parece que teremos momentos marcantes de Ulisses relembrando de sua jornada pelos mares, enfrentando ciclopes, gigantes, sereias, monstros marinhos, os próprios deuses e diversas criaturas mitológicas - enquanto passa por um debate mental e uma severa síndrome de sobrevivente, por todas as atrocidades que ele teve que realizar com o objetivo de chegar vivo em seu lar.
Ulisses (ou Odisseu) será interpretado por Ralph Fiennes (Conclave; O Menu; Harry Potter e o Cálice de Fogo; O Grande Hotel Budapeste), enquanto que sua amada Penélope será interpretada por Juliette Binoche (A Vigilante do Amanhã; A Liberdade É Azul; Inverno em Paris; O Paciente Inglês) e seu filho, Telémaco, será feito por Charlie Plummer (Quem é Você, Alaska?; O Assassino de Clovehitch; Uma Família Extraordinária).
Além deles, também teremos Marwan Kenzari (Adão Negro; Alladin; The Old Guard) como Antínoo, o principal líder dos pretendentes de Penélope, Ángela Molina (Carne Trêmula; 1492: A Conquista do Paraíso) como Euricleia, uma das fâmulas (ou criadas) de Penélope e Claudio Santamaria (007 - Casino Royale; Ligações Criminosas) como Eumeu, um porqueiro e um dos principais aliados de Ulisses no final da Odisseia.
O filme foi lançado em 2024, e já está disponível na plataforma da Prime Video nos Estados Unidos - o mesmo pode acontecer quando o filme sair dos cinemas brasileiros.
O RETORNO chega no dia 4 de Setembro, nos cinemas.
0 Comentários