THE KING OF FIGHTERS: Jogador brasileiro é campeão mundial!

Arte de capa do jogo King Of Fighters XV - Divulgação / SNK

Jogos de luta envolvem uma comunidade muito engajada que vai desde jogadores casuais (que gostam dos personagens e suas histórias, porém não ligam para seu desempenho contra outros jogadores) até a galera mais competitiva (que joga e organiza torneios, muitas vezes não se importando com a narrativa de seus jogos e/ou com demais jogos casuais). Também é até possível encontrarmos uma mescla de ambos: pessoas que buscam jogar melhor e, ao mesmo tempo, amam tudo que cerca seus jogos favoritos, buscando conhecer pessoas com gostos similares em eventos e transmissões em grupos online

Uma entre as maiores comunidades de FGs (Figthing Games) no Brasil é sem dúvidas a de The King of Figthers (ou KOF), principal franquia da lendária SNK que cresceu muito em nosso território graças as máquinas de arcades, por aqui chamadas de fliperamas. Estes espaços sociais onde as máquinas estavam dispostas e onde diversas crianças da década de 90 se reuniam para jogar até os trocados acabarem, foram o pontapé inicial para o nascimento do que conhecemos hoje por FGCBR (Fighting Game Community Brazil, ou Comunidade Brasileira de Jogos de Luta). Era pelos diversos arcades (ou Lan Houses) ao redor do país que se aprendia a jogar, onde se formavam laços de amizade e onde ocorreram os primeiros torneios.

Vindo deste lugar a comunidade de KOF não poderia ser diferente, é um coletivo de eternos amantes da porradaria digital, quase todo dia você consegue encontrar uma transmissão brasileira de lutas entre jogadores famosos e com frequência ocorrem torneios nos mais variados títulos da série, mostrando que o Brasil está muito bem representado em suas participações internacionais.

Recentemente algo inédito e muito significativo aconteceu, o jogador conhecido como Lauyagami, já detentor de diversos títulos internacionais, sagrou-se campeão mundial de King Of Fighters XV, em uma campanha belissíma onde enfrentou jogadores lendários que figuram no topo dos pódios da franquia há décadas de maneira consistente.

Angel, personagem de King Of Fighters - Divulgação / SNK

Recomendo muito que assistam a final de Lau contra o renomado XiaoHai, confronto que coroou da melhor maneira nosso compatriota como o King of Figthers, lhe premiando com um título importantíssimo para o mesmo e toda uma comunidade e sua cultura, marcando de maneira definitiva sua passagem que já era gigantesca nos E-Sports. O jogador também recebeu uma premiação muito merecida de 500 mil dólares. 

Vale destacar que nosso brasileirinho vinha da Losers Bracket e derrotou o jogador que o "derrubou" KAISER666, para poder se manter vivo na competição e só então poder enfrentar algumas partidas depois XiaoHai que chegou invicto, portanto Lauyagami precisaria vencer dois sets para ganhar a competição. Sei que é confuso para quem não está habituado, explico melhor sobre esse sistema de "vidas" em torneios de FGs  aqui. Com todo esse contexto dá para entender um pouco melhor a importância deste momento histórico.

Pessoalmente conheci o Lau há cerca de 6 anos, quando comecei a jogar The King of Fighters 2002 Unlimited Match na Steam, uma versão com mais personagens e melhorias de vida desse que talvez seja o jogo mais popular entre os fãs brasileiros. Na falta de um controle na época, procurei dicas no YouTube de como jogar no teclado e, para minha surpresa, encontrei conteúdos muito satisfatórios no canal de um jogador que competia no jogo por aquela época usando o teclado - Lauyagami era o nick do homem que já era respeitado e conhecido na comunidade, mas iria tornar-se uma lenda. Uma das minhas personagens favoritas da franquia é a Hinako, uma lutadora de sumô que conheci nesta versão do game e aprendi a jogar com ela por meio dos tutoriais do canal dele (ainda no teclado).

Hinako, personagem de King Of Fighters - Divulgação / SNK
Hinako é uma personagem marcante do trio dele e assim como a tão marcante quanto Angel, foram essenciais para sua conquista aqui descrita.

Deixo meus mais felizes e sinceros parabéns, para mim essa conquista foi equivalente a uma Copa do Mundo. Que este momento traga bons frutos ao Lau, para seus familiares e para toda a comunidade de jogos de luta brasileira! Esperamos que títulos como este tornem-se comuns entre nós e que cada vez mais o caminho até competições deste nível seja facilitado para nossos competidores.

Post do perfil oficial do jogador sobre a vitória. (Recomendo a leitura, aproveitem e sigam ele).

Postar um comentário

0 Comentários